quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mão de Obra no Setor Têxtil - Costureiras


      Estamos vivendo um momento muito importante, em nosso país. Muitas transformações ocorreram nos últimos anos. Entre elas são as facilidades de acesso ao ensino superior tanto nas universidades publicas quanto nas privadas, adoção de medidas para acabar com desigualdade social, como as bolsas do governo: (bolsa família, vale gás, bolsa escola) e por ai vai.
    É a realidade que muitas pessoas preferem manter-se na informalidade ou simplesmente não trabalham para continuar recebendo estes benefícios. Enquanto isto, esta faltando mão de obra nas indústrias, o que vem preocupando muitos empresários ultimamente, já que o problema não é novo.
      O problema em si, não vem somente da parte do governo, há também a questão do empresariado, fato este é que sempre existiu a falta estimulação profissional que são: baixos salários, ausência de um RH estruturado, falta de bonificações de assiduidade e produção, etc. Há também o preconceito em relação da mão de obra masculina que antigamente os serviços de costura eram feitos única e exclusivamente por mão de obra feminina e que hoje detém 70% dos empregos no setor.
      As costureiras mulheres honradas que chegam a passar mais de 9hrs, por dia trabalhando em situações salubres, estão trocando o chão de fabrica por sua casa, além de investir em seu próprio negocio, elas também cuidam do lar.
     Por falta desta mão de obra é a certeza de produtos mais caros o que gera uma maior competitividade com grandes facções e principalmente os chineses.
     Para compensar a falta da mão de obra, os empresários têm investido em maquinário moderno, assim aumentando a produção. Outras medidas que devem ser adotadas, são cursos gratuitos pelo Sistema “S” SENAI e SEBRAE, já que estas instituições são mantidas com recursos vindo do trabalhador. 
     No Piauí há o Projeto Mulheres Mil, desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), com a Association of Canadian Communit Colleges (ACCC), Agência Canadense de Cooperação Internacional (Cida), Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Rede das Escolas Federais de Educação Tecnológica do Norte e Nordeste (RedeNet), mantido pelo Governo Federal, que capacitou mais de 33 mulheres em sua ultima turma sendo sendo 12 em peças intimas e 21 em modelagem. 
     E para manter estes profissionais nas indústrias o que tem ocorrido na região sul e sudeste é a elevação dos salários das costureiras entre 10% e 15%.                .

terça-feira, 24 de maio de 2011

Oh! Teresina quanto tu e tua gente vai crescer.

                Teresina ta tomada pelo “mundinho fashion”, com três instituições de ensino ofertando cursos superiores na área de moda, a cidade “exala” moda por todo canto como diria meu professor José Feitosa - “Moda é 99% trabalho de 1% glamour”. Concordo plenamente como sua frase, mas não é o que eu vejo nesta cidade por parte dos novos e imaturos acadêmicos.
                Recentemente ocorreu a 3º edição do Piauí Fashion Week, tudo bem 4 dias. E o que tinha de gente querendo chamando atenção não tava no gibi. Se criatividade, atitude, expressão e network fossem expressados em suas roupas todos estavam de parabéns.
                Não estou aqui criticando ninguém por seu modo de vestir, se expressar ou mesmo chamar atenção, na verdade acho muito legal isso. As tendências surgem daí. O que quero dizer é que neste momento poderiam simplesmente aproveitar este momento oportuno, para reivindicar por um espaço, para que possam mostrar seus trabalho seu talento.
                No stand de uma faculdade, tinha a disposição dos “fashionistas” um espaço para customização de bolsas, acessórios, camisetas, etc. Algum vivente se manifestou? Não. A galerinha ta com mais vontade de mostrar o seu lado “MARMOTA FASHION” do que a sua capacidade de desenvolver algo. Como se o mercado de Teresina fosse absorver todos esses futuros profissionais. Por isso, só os melhores ficam.
                Outro fato que me faz rir é aquele acadêmico pagar para outras pessoas fazerem seus trabalhos, para onde vai à identidade deste futuro profissional? Mais um detalhe é que na minha percepção, ser Design não é aquela pessoal que tem bom gosto e condição financeira para fazer compras lá fora e vender aqui com sua etiqueta como se fosse de sua criação. Mas apesar de tudo isso, tem gente boa neste meio, tem aquelas pessoas que conseguiram com muito suor, talento e quase sem patrocínio, mostrar nosso estado no Dragão Fashion evento este que deveria ser espelhado em nosso estado.
                Espero que isso mude que surjam pessoas como capacidade de mudar o mercado local, fazendo o diferente, assim transformar em Teresina na Capital da Moda com disse que o Merchandising da Prefeitura Municipal no referido evento. Mas para isso a Administração Publica deve reestruturar os Centros de Produção nos bairros que estão abandonados e sucateados, pois lá tem muito pessoa trabalhadora, empreendedora e quem sabe futuros empresários.
          Fica a dica para a próxima edição do evento: Abri espaço para esses novos talentos, em troca as universidades e faculdades com seu excelente corpo docente poderia ofertar cursos e palestras para o publico de evento.

 *As fotos não são do evento, mas da pra ter uma idéia. 
João Paulo Brito
@jpbrito

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Concursos

CONCURSO ESTILISMO HOSPITALAR.


     O Hospital Prontomed, lançou o seu 1º Concurso de Estilismo Hospitalar, é destinado aos estudantes e profissionais da área de  moda.
     O objetivo do concurso é a criação de um novo uniforme, para a Unidade de Terapia Intensiva - UTI, o Centro Cirúrgico e o Setor Hemodinâmica.
     PRIMEIRA FASE: Seleção; serão divulgados os nomes dos finalistas dia 01/06/2011
    SEGUNDA FASE: Vencedor e Confecção; no dia 30/06/2011 ocorre um desfile para a escolha do vencedor. Para a confecção do modelo, cada participante receberá uma ajuda de custo de R$ 200,00.
     A inscrições são feitas no site: www.medimagem.com.br e vai a até o dia 27 de maio de 2011.  O vencedor do concuros receberá uma premiação de R$ 2.000,00.


Mais informações: http://www.medimagem.com.br/estilismo/

DICA: Pra quem tiver a fim de participar deste concurso, é bom fazer uma pesquisa detalhada sobre os tecidos tecnologicos voltados para a área da saúde.


III CONCURSO MODA INCLUSIVA

     Este concurso promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. Tem como objetivo incentivar o surgimento de novas soluções e propostas em relação ao vestuário para pessoas com deficiencia. As inscrições vão até o dia 15/07 de 2011. Vale ressaltar que podem participar alunos matriculados em instituições de ensino superior e escola técnica e profissionais de moda.
     PRIMEIRA FASE: Serão escolhidos pela 20 look's pela comissão julgadora que tera como criterio: ADEQUAÇÃO AO TEMA; PESQUISA; DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO; CRIATIVIDADE; ESTILO E LINGUAGEM DE MODA E FICHA TÉCNICA.
    SEGUNDA FASE: Cada um dos 20 participantes, receberam 8 metro de tecido da Vicunha Têxtil  para confeccionar as peças. A apresentação das peças será dia 21/09/2011.
     PREMIAÇÃO: Todos os 20 trabalho escolhidos receberam menção honrosa pela participação do concurso. 

1º colocado:
  • Estágio remunerado (um salário mínimo) de um mês na Vicunha Têxtil, em período a ser definido; 
  • 150 (cento e cinquenta) metros de tecido de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque da Vicunha Têxtil.
  • 1 (uma) caixa de som para computador da Ediefer modelo C2;
  • 1 (uma) bolsa para notebook da marca Vax Barcelona no modelo Walden 17" ou Tuset 15.40", de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque;
  • Convite de acesso ao evento Pense Moda.
2º colocado:

  • 80 (oitenta) metros de tecido de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque da Vicunha Têxtil;
  • 1 (uma) caixa de som para computador da Ediefer modelo E3350;
  • 1 (uma) bolsa para notebook da marca Vax Barcelona no modelo Ramblas Metalic 15"ou Raval 15.40", de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque;
  • Convite de acesso ao evento Pense Moda.
3º colocado:

  • 50 (cinqüenta) metros de tecido de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque da Vicunha Têxtil;
  • 1 (uma) caixa de som para computador da Ediefer modelo MP300 plus;
  • 1 (uma) bolsa para notebook da marca Vax Barcelona no modelo Entenza 12" ou Tote Ravella 16¨, de acordo com a disponibilidade de catálogo/estoque;
  • Convite de acesso ao evento Pense Moda.
Mais informações regulamento: http://www.sedpcd.sp.gov.br/modainclusiva/regulamento.php

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fórum de Inspirações Inverno 2012

     A Assintecal, Abicalçados e Sebrae, realizam o Fórum de Inspirações. Evento este que ocorre nas principais capitais e cidades do país. Com o objetivo de divulgar as principais fontes de Inspirações para o Inverno 2012 para o setor de Couro e Calçados.
      Em Teresina terá a participação da palestrante Tatiana Ritzel, conforme programação o evento ocorrerá no dia 27 de Junho às 19:00 hr, no auditório do SEBRAE-PI. Na Av. Campus Sales nº 10456 / Centro.