terça-feira, 24 de maio de 2011

Oh! Teresina quanto tu e tua gente vai crescer.

                Teresina ta tomada pelo “mundinho fashion”, com três instituições de ensino ofertando cursos superiores na área de moda, a cidade “exala” moda por todo canto como diria meu professor José Feitosa - “Moda é 99% trabalho de 1% glamour”. Concordo plenamente como sua frase, mas não é o que eu vejo nesta cidade por parte dos novos e imaturos acadêmicos.
                Recentemente ocorreu a 3º edição do Piauí Fashion Week, tudo bem 4 dias. E o que tinha de gente querendo chamando atenção não tava no gibi. Se criatividade, atitude, expressão e network fossem expressados em suas roupas todos estavam de parabéns.
                Não estou aqui criticando ninguém por seu modo de vestir, se expressar ou mesmo chamar atenção, na verdade acho muito legal isso. As tendências surgem daí. O que quero dizer é que neste momento poderiam simplesmente aproveitar este momento oportuno, para reivindicar por um espaço, para que possam mostrar seus trabalho seu talento.
                No stand de uma faculdade, tinha a disposição dos “fashionistas” um espaço para customização de bolsas, acessórios, camisetas, etc. Algum vivente se manifestou? Não. A galerinha ta com mais vontade de mostrar o seu lado “MARMOTA FASHION” do que a sua capacidade de desenvolver algo. Como se o mercado de Teresina fosse absorver todos esses futuros profissionais. Por isso, só os melhores ficam.
                Outro fato que me faz rir é aquele acadêmico pagar para outras pessoas fazerem seus trabalhos, para onde vai à identidade deste futuro profissional? Mais um detalhe é que na minha percepção, ser Design não é aquela pessoal que tem bom gosto e condição financeira para fazer compras lá fora e vender aqui com sua etiqueta como se fosse de sua criação. Mas apesar de tudo isso, tem gente boa neste meio, tem aquelas pessoas que conseguiram com muito suor, talento e quase sem patrocínio, mostrar nosso estado no Dragão Fashion evento este que deveria ser espelhado em nosso estado.
                Espero que isso mude que surjam pessoas como capacidade de mudar o mercado local, fazendo o diferente, assim transformar em Teresina na Capital da Moda com disse que o Merchandising da Prefeitura Municipal no referido evento. Mas para isso a Administração Publica deve reestruturar os Centros de Produção nos bairros que estão abandonados e sucateados, pois lá tem muito pessoa trabalhadora, empreendedora e quem sabe futuros empresários.
          Fica a dica para a próxima edição do evento: Abri espaço para esses novos talentos, em troca as universidades e faculdades com seu excelente corpo docente poderia ofertar cursos e palestras para o publico de evento.

 *As fotos não são do evento, mas da pra ter uma idéia. 
João Paulo Brito
@jpbrito

Nenhum comentário: