sábado, 24 de outubro de 2009

RELAÇÃO DE COMPORTAMENTO E MODA NO TRABALHO.

















Convivemos com a banalização quando se fala em roupa para o trabalho, ou seja, hoje há uma forte tendência na indistinção das roupas usadas em uma situação profissional com as usadas em momento de lazer ou de festa. No campo profissional, cuja padronização não é uma exigência, observa-se uma profusão de estilos que às vezes se torna inadequada à atuação profissional.

O vestuário é um dos mecanismos significativos de expressão, pois pode ser usado como meio de manipulação, persuasão, sanção e ação e, por conseqüência, como articulador de diferentes discursos.

Desse modo, em uma relação de comunicação a aparência pode causar a atração, facilitando o entendimento, ou provocar repulsa, interferindo no estabelecimento de comunicação.
Segundo estudos na área de comportamento humano, a primeira impressão que uma pessoa tem da outra se baseia 55% em sua aparência e ações, 38% em seu tom de voz e 7% na propriedade intelectual, ou seja, no que é falado.

Olhando um site sobre trabalhos universitários, encontrei um que foi realizado pela Universidade de Yale (EUA) um estudo onde sugere que a aparência pode contar pontos não apenas na hora de conseguir um emprego, mas também na hora da definição do salário. De acordo com cientistas americanos, as pessoas mais simpáticas aos olhos dos outros recebem mais, quando comparadas com as menos atraentes.

REGRINHAS BÁSICAS PARA O PÚBLICO FEMININO

1. SIGA AS REGRAS.
Por mais que você desgoste delas. Ir contra o dresscode da empresa - seja para se destacar, seja por qualquer outra coisa, não vai impressionar seu chefe nem seus colegas.

2. ROUPAS CONFORTÁVEIS.
A roupa ideal é aquela que chega inteira ao final do dia, seja confortável, elegante e versátil.

3. NÃO USE TECIDOS GROSSOS DEMAIS.
Tecidos grossos demais, certos conjuntos de jeans, veludos, roupa de couro, parecem diminuir o dinamismo e facilitar uma aparência de ineficiência.

4. NÃO EXIBA A BARRIGA.
Barriga de fora só se a profissional for manequim, professora de ginástica ou bailarina.

5. NÃO AO DECOTE EXAGERADO.
O objetivo é conquistar espaço pela competência, não pelas curvas.

6. NÃO MOSTRE O SUTIÃ.
Nem que seja um pouquinho. Nem de silicone (aliás, não use alça de silicone, por favor!).

7. NÃO VISTA TRANSPARÊNCIA.
A blusa deve ser opaca o bastante para esconder as costuras e alças do sutiã. Vale o mesmo para a parte de baixo.

8. NÃO SUBA A BARRA DA SAIA.
No trabalho, o máximo que uma barra deve subir é três dedos acima dos joelhos.

9. NÃO USE CHINELOS DE DEDO. NEM TÊNIS.
Não importa se os chinelinhos são Louboutin. Chinelos dizem 'estou relaxando' e a mensagem no trabalho vira 'sou relaxada'.

10. NÃO AOS SALTOS ALTÍSSIMOS.
Os sapatos sempre de salto médio, e estejam sempre limpos, assim como a bolsa. Se a mulher tem que caminhar muito entre o local onde estaciona seu carro ou desembarca do transporte coletivo, e o local do trabalho, pode utilizar um calçado robusto, adequado para a caminhada, que não prejudique muito a sua elegância, e levar em uma pequena sacola aquele que usará no trabalho.

11. NÃO SE APERTE.
Fique fora dos justérrimos, coladérrimos.

12. CUIDADO COM O PERFUME E MAKE UP, NÃO EXAGERE.


2 comentários:

Unknown disse...

adorei as informaçoes, vc colocou regrinhas que por mais que sejam basicas mais fazem toda a diferença, afinal temos que nos destacar e fazer a dierença é nos minimos detalhes! adoreiii!

Unknown disse...

Conhecimento sobre moda é sempre bem vindo. Ainda mais quando se mostra bem esclarecedor e útil, como o mostrado quanto às relações de trabalho. Adorei!