sábado, 14 de novembro de 2009

O GLAMOUR DA ALTA COSTURA

A alta costura nasceu, em 1858, quando o inglês Charles Worth abriu sua própia maison, onde criava roupas para novos-ricos e pequenos burgueses. Quando a imperatriz Eugênia, mulher de Napoleão III, viu as criações de Charles e logo foi indicado ao cargo de estilista imperial.
Alguns nomes memoráveis da alta costura foram Madaleine Vionnet e Cristobal Balenciaga. Pena que com a explosão do prêt-à-porter, houve a queda no poder aquisitivo de parte do público da alta costura.

A revalorização desse trabalho aconteceu quando o glorioso, maravilhoso, espetacular John Galliano apresentou sua primeira coleção para a maison Givenchy, que logo passou para a Dior.

Existe uma associação que comanda a alta costura, Chambre Syndicale de La Parisienne, um conselho que hoje reconhece 13 casas, entre elas Dior, Lacroix, Givenchy, Valentino, Versace e outros.

Aqui no nossa Brasil, não acredite quando um estlista disser q faz alta costura rsrsrsrs ele pode tentar fazer no máximo um prêt-à-porter de luxo ou inspirações na couture, sério viu. Pois existem pré requisitos em termos operacionais e de excelência. Pode ser exigido até 150 horas para um só vestido.

Depois dos desfiles, clientes vão aos ateliês dos estilistas ou os recebem em mansões com tratamento vip(imagino rs)e acredite não são muitos o clientes, até mesmo porque para obter uma peça dessas tem que ter muito mas muita grana mesmo, no mundo estima-se que não ultrapasse 500 entre eles estão milionários, socialites, princesas arabes e tambem estrelas do cinema e da música. Muitas compram , mas nem chegam a usar seu vestidos de milhares de dólares , alguns os compram só para tê-los como uma obra de arte.


Amo muito tudo isso rs..

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa dario que voçe é demais, sempre por dentro da moda!